O menino e o travesseiro

''Um pai sábio queria ensinar seu filho uma lição. "Aqui está um travesseiro revestido com brocado de seda e preenchido com as penas dos gansos mais raros da Terra'', ele disse. "Vá para a cidade e veja o que consegue.''

Primeiro, o menino foi para o mercado, onde viu um rico comerciante de penas.

''Quanto você vai me dar por este travesseiro?" ele perguntou. O comerciante estreitou os olhos. "Vou lhe dar cinquenta ducados de ouro, pois vejo que este é um tesouro raro, de fato."

O menino agradeceu e continuou. Em seguida, ele viu a esposa de um vendendo legumes ao lado da estrada.

"Quanto você me dá por este travesseiro?" ele perguntou.

Ela apalpou e sentiu-o e exclamou: "Como é suave! Eu vou lhe dar uma peça de prata, para que eu possa descansar a minha cansada neste travesseiro."

O menino agradeceu e seguiu em frente. Por fim, ele viu uma jovem camponesa lavando os degraus de uma igreja.

"Quanto você me dá por este travesseiro?" ele perguntou. Olhando para ele com um sorriso estranho, ela respondeu: "Eu vou te dar um centavo, para que eu possa ver que seu travesseiro é duro em comparação com estas pedras."

Sem hesitar, o menino colocou o travesseiro em seus pés.

Quando chegou em casa, ele disse a seu pai: "Eu consegui o melhor preço pelo seu travesseiro." E estendeu o centavo.

"O quê?" seu pai exclamou. "Esse travesseiro valia cem ducados de ouro, pelo menos."

"Isso é o que um rico comerciante viu", disse o menino. "mas por ser ganancioso, ele me ofereceu cinquenta. Eu tive uma oferta melhor do que isso. A esposa de um agricultor me ofereceu uma peça de prata."

"Você está louco?" seu pai disse. "Quando é um peça de prata vale mais do que cinquenta ducados de ouro?"

"Quando é oferecido com amor", respondeu o menino. "Se ela tivesse me dado mais, ela não teria sido capaz de alimentar seus filhos. No entanto, eu tive uma oferta melhor do que essa. Eu vi uma garota camponesa lavando os degraus de uma igreja e que me ofereceu este centavo."

"Você perdeu o seu juízo completamente", disse o pai, sacudindo a cabeça. "Quando é um centavo vale mais do que uma peça de prata?"

"Quando é oferecido com devoção", respondeu o menino. "Por que ela estava trabalhando para o seu Senhor, e os passos da Sua casa pareciam mais suaves do que qualquer travesseiro. Mais pobres do que os mais pobres, ela ainda teve tempo para Deus. E é por isso que eu ofereci a ela o travesseiro."

Com isto, o pai sábio sorriu e abraçou seu filho, e com uma lágrima em seu olho, ele murmurou, "Você aprendeu bem."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...